Notícias

Última Atulização: 03 ago. 2015 | Autor:
Veja mais em: Últimas Notícias

Araguaína vence I Campeonato de Biribol de 2015

Araguaína vence I Campeonato de Biribol de 2015

DSC09344Os dois times de Araguaína levaram para casa os títulos de campeão e vice do I Campeonato de Biribol de 2015, que foi realizado neste domingo, dia 02, na piscina da AABB – Associação Atlética Banco do Brasil de Palmas. Ao todo, sete equipes participaram, sendo cinco de Palmas e duas de Araguaína, cidade localizada a 400 km de Palmas. Os jogos começaram por volta das 9h e encerraram às 17h30, consagrando o time Araguaína 1 como o melhor. Em terceiro lugar, ficou o time Esmaga Iguana.

O campeonato contou com uma ilustre presença: o filho do criador do esporte Dario Miguel Pedro, da cidade de Birigui- SP, Toni Pontes Miguel. Ele joga biribol há mais de 40 anos e carrega no corpo a paixão pelo esporte através de uma tatuagem. Toni mora em Araguaína, foi responsável por trazer o biribol para o Estado e não por menos, fez parte do time campeão. “Campeonatos como este são muito importante e devem ser colocados no calendário da AABB todo ano”, comentou o jogador.

Para o atleta, presidente da Federação Tocantinense de Biribol e organizador do evento, Aloísio Mazzarolo, o biribol se adequa perfeitamente ao clima quente do Estado e vem se fortalecendo. “Apesar de parecer com o vôlei, ele se difere por vários detalhes, entre eles, é possível a invasão do espaço adversário por cima e na água é difícil dar manchete como nas quadras”, disse.

No Campeonato, participaram jovens de 13 anos a senhores de 77, magros e gordinhos, mostrando como o esporte é democrático. “É um esporte com impacto muito baixo, ou seja, sem lesões”, explicou o vice-presidente da Federação, Pelágio Nobre.

Após os jogos, os 31 atletas participaram da solenidade de premiação dos melhores times e de uma confraternização no quiosque GG do clube. “O número de jogadores nos surpreendeu bastante e isso prova que acertamos na organização do evento para estimular o esporte no Tocantins”, falou o presidente da AABB Palmas, Pedro Carvalho.

Biribol

A modalidade foi instituída no município de Birigui, interior de São Paulo, no ano de 1968, pelo professor e empresário Dario Miiguel Pedro. Surgiu como recreação coletiva e como alternativa à prática e aprendizagem da natação. Esporte coletivo originalmente brasileiro, praticado dentro de uma piscina com 4 m x 8 m x 1,30 (profundidade) com rede (a 2,62 metros de altura para o masculino e 2,40 metros para o feminino), bola específica e postes de sustentação. Duas equipes de duas ou quatro pessoas jogam, utilizando grande parte dos músculos do corpo, proporcionando um bom condicionamento físico.

Assessoria de Comunicação

Palmas, 03 de agosto de 2015.