Notícias

Última Atulização: 15 mai. 2019 | Autor:
Veja mais em: Últimas Notícias

Cadastro de doação de medula óssea é neste sábado

Cadastro de doação de medula óssea é neste sábado

Apenas 25% das pessoas que precisam de um transplante de medula óssea encontram o doador na família. Para 75% dos pacientes é necessário identificar um doador alternativo a partir dos registros de doadores voluntários ou bancos públicos de sangue de cordão umbilical. Pensando nisso, a AABB Palmas, em parceria com o Hemocentro de Palmas, está convidando os associados e dependentes para participar da campanha de cadastro para doação de medula óssea. O cadastro e coleta de amostra de sangue serão realizados neste sábado, dia 25 de maio, no salão social do clube, a partir das 8h.

Os interessados em fazer o cadastro de doador devem levar um documento de identidade com foto, ter entre 18 e 55 anos de idade, e preencher uma ficha. Na ocasião será coletado 5 ml de sangue para teste.

Segundo informações do Hemoto – Hemorrede do Tocantins, a amostra de sangue será tipificada por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Então, o tipo de HLA será incluído no Redome – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, que irá cruzar os dados com os dos pacientes que precisam de transplante. Caso seja compatível, o doador fará novos exames e o estado de saúde será avaliado.

Para o vice-presidente Administrativo do clube, Cláudio Marques, a ideia é que o maior número de associados e dependentes participem. “O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemia e outras doenças do sangue. Ser doador é um gesto nobre e heroico”, disse.

Assessoria de Comunicação

Andressa Figueiredo