Notícias

Última Atulização: 20 dez. 2016 | Autor:
Veja mais em: Últimas Notícias

AABB Palmas investe em estação de tratamento de esgoto

AABB Palmas investe em estação de tratamento de esgoto

estaçãoCom o objetivo de reduzir impactos ambientais e ainda dirimir custos com limpeza, a Diretoria da AABB Palmas está investindo em uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto. Chamado de Sisnate – Sistema Natural de Tratamento de Efluentes tem vários tanques. A obra foi contruída ao lado dos campos de futebol society e deve ser inaugurada no começo de 2017.

Segundo o presidente da AABB Palmas, Pedro Carvalho, o projeto foi realizado pela empresa especializada Sisteg, de Santa Catarina, e tem registro no Ibama – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e no Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins. “Em poucos meses a Estação irá dar o retorno do investimento feito pela Diretoria. Atualmente, são retirados de três a quatro caminhões de esgoto, por semana do clube. Um dinheiro que será economizado com a ETE e ainda reduziremos ainda mais os gastos, já que a água tratada da Estação será reutilizada para regar a grama dos campos de futebol e jardins do clube”, explicou o presidente.

Segundo o técnico da Sisteg, Roberto Cruz, a estação de tratamento é biológica anaeróbica e não deixa nenhum tipo de resíduo. “O processo de tratamento leva de oito a doze horas e não é preciso repor os microorganismos, ou seja, a estação é quase sem manutenção. A única coisa que vai precisar é de um funcionário do clube para fazer somente a limpeza do preliminar, retirando por exemplo, um plástico ou coisa assim”, garantiu, acrescentando que essa tecnologia foi criada pelo professor Galdino Santana de Lima.

A água tratada será de classe 2 e ficará armazenada em uma caixa de 12 mil litros, e irá aguar campos de futebol e jardins do clube, reduzindo os gastos com água.

Preservação

O clube já adota outras medidas de proteção ambiental, como o tratamento menos impactante da água das piscinas e reutilização da mesma nos jardins, reciclagem de garrafas pets e plantio de árvores. A última ação é desenvolvida todos os anos, seja em parceria com os funcionários do Banco do Brasil ou com o projeto AABB Comunidade, que atendeu neste ano de 2016, 270 crianças em vulnerabilidade social da Capital.

Assessoria de Comunicação da AABB Palmas