Notícias

Última Atulização: 15 mar. 2019 | Autor:
Veja mais em: Últimas Notícias

Campanha: Associado, não alimente animais dentro do clube

Campanha: Associado, não alimente animais dentro do clube

riscos dos animais no clubeA entrada de animais é proibida na AABB Palmas, de acordo com o Regimento Interno, Artigos nº 29 e nº 67, buscando preservar a saúde e integridade física dos associados, dependentes e convidados. Mesmo assim, vez ou outra, animais de rua (cães e gatos) conseguem enganar funcionários e adentrar nas dependências do clube. A situação piora quando os mesmos são alimentados por associados, que mesmo sem saber, acabam incentivando a visita indesejada dos cães e gatos de rua.

Segundo o presidente da AABB Palmas, Luis Benvindo de Oliveira, a Diretoria intensificará ainda mais a campanha contra animais dentro do clube e está pedindo a colaboração dos associados para que não dêem alimentos para os animais. “Estamos pedindo para que encontrando um animal dentro do clube, o associado chame um funcionário e comunique ou ligue na secretaria. Nossos funcionários estão sendo instruídos a retirá-los no mesmo momento”, disse.

não alimente animaisA medida visa manter a limpeza e higiene dos campos, jardins e quadras, utilizados com frequência por crianças e adultos, que podem ficar vulneráveis às doenças transmitidas pelos animais (também conhecidas como zooonoses).  Em meio a tantos riscos, vale a pena ressaltar que em todos os lugares, os cães devem ser mantidos longe da areia, grama e da água da piscina, além de serem constantemente vermifugados e vacinados. “Não sabemos se estes animais que entram escondidos no clube estão vacinados ou doentes, por isso o risco é ainda maior. Precisamos da colaboração de todos”, explicou Benvindo.

Entre as zoonoses mais comuns podemos citar:

zoonoses– Toxoplasmose (cujo hospedeiro definitivo são os felídeos),

– Campilobacteriose e salmonelose (bactérias que podem estar presentes nos intestinos dos gatos),

– Dermatomicose (transmitida diretamente por cães e gatos),

– Esporotricose (que pode atingir cães, gatos e seres humanos),

– Raiva (que pode ser transmitida por cão, gato, rato, bovino, eqüino, suíno, macaco, morcego e animais silvestres),

– Bicho geográfico ou larva migrans cutânea (transmitida pelas fezes de cães e gatos infectados com ancilostomídeos) e

– Dipilidíase (causada por parasita intestinal que pode provocar desconforto ou dores abdominais, diarreia, prurido anal e irritabilidade nervosa nas crianças).

Dicas de higiene com animais de estimação ou não

– Lavar as mãos após brincar com o animal, sobretudo antes de tocar ou comer alimentos;

– Não beijar o animal, muito menos perto do nariz e da boca;

– Em caso de infecção, trate-a com rapidez. É indicado se afastar do animal  durante todo o tratamento, até seu término; e

– Não durma na companhia de animais na cama.

Assessoria de Comunicação da AABB Palmas

Andressa Figueiredo